31.10.06

A SAGA ESPANHOLA CONTINUA...



Mais um regresso! (começará isto a ser um sintoma de longevidade, ou quem sabe… velhice?!)
Inacreditavelmente seguimos directos para Ferrol, de Ferrol directos para Barcelona e por fim, directos para Lisboa no último dia! (depois de tantas descrições de viagens tortuosas, escalas com horas de espera intermináveis, há que salientar as excepções, com uma palavra em especial para a nossa Portugália, companhia aérea nacional que, de tanto que tenho visto, só pode mesmo sair realçada muito positivamente!). Ficamos acomodados num delicioso hotel, antigo e impecavelmente restaurado, o que contribui sempre para a satisfação geral, pois não somos naturalmente indiferentes a mimos.
Curiosamente, falando de dois lugares tão distintos e quase geograficamente opostos, poderia descrever estes concertos quase em simultâneo, de tantas semelhanças que encontrei.
O interesse geral da imprensa local foi um dos pontos marcantes desta viagem, talvez fruto da edição do “Diário” em Espanha, este ano, que também se tem traduzido em mais viagens do que nunca. Antes de sair de Portugal, antes dos concertos, depois dos concertos, foi grande a vontade de me porem a “falar”. E eu, naturalmente, só tenho a agradecer estas oportunidades de me dar a conhecer um pouco mais.
Tanto em Ferrol como em Barcelona, também não posso deixar de referir uma palavra em especial para todas as equipas dos teatros, que se desdobraram em atenções e cuidados e que revelaram, com toda a naturalidade, uma especial simpatia que, é claro, não podemos deixar de agradecer.
A maior facilidade em poderem adquirir o disco também se reflecte numa maior intimidade do público nos concertos. Não só o alinhamento em si é propício a isso, pela intensidade e transparência dos temas, como também um maior conhecimento do mesmo torna mais fácil a comunicação. Não se trata tanto de revelar uma completa novidade, mas muito mais de dar vida ao que o público já vai conhecendo da "caixinha", que nós gostamos de chamar mágica, mas que ainda está longe da verdade que existe num concerto ao vivo.
A proximidade revela mais profundamente tudo o que não é possível num CD e, quer queiramos, quer não, a força visual de um concerto é cada vez mais incontornável. A fragilidade inerente ao momento real alcança muito mais longe e traduz-se em mais força, mais verdade e mais partilha.
Também foi um sentimento geral a inspiração crescente que estas viagens nos trazem. Parece-me que começo a sentir no ar o fervilhar da vontade de coisas novas, como se a viagem do "Diário" nos estivesse a obrigar a abrir mais portas, por onde andamos e dentro de nós.
Enquanto seguimos “viagem” vamos a cada passo escolhendo e descobrindo a bagagem que nos faz falta, a que não dispensamos, a que já está gasta e a que ansiosamente queremos experimentar.
Torçam para que assim seja!

19.10.06

DIÁRIO DO BEM-ESTAR II


Foto gentilmente cedida pela revista Caras

Porque o prometido é devido e, principalmente, porque as novidades são boas (!) - veja-se, como "prova", a foto muito recente que ilustra este meu post - cá estou eu a actualizar, com mais pormenor, este diário que já leva sensivelmente dois meses de existência.
O primeiro compromisso que assumi, nesta cruzada, prende-se com um legado genético, social e sobretudo emocional - que desde sempre teimou em me acompanhar. Nasci gordinha, cresci gulosa; e à imagem de uma família simpaticamente anafada, habituei-me a esta dança de oscilar entre quilos indesejáveis e imagem quase ideal.
Talvez tenha chegado o momento de descobrir, não a dieta perfeita, mas o modo de vida alimentar que pudesse, aos poucos, ir ao encontro do que é definitivamente mais saudável. Assim sendo, tive de procurar o equilíbrio entre restrições permanentes que quase sempre degeneram em carências, e a satisfação de pequenos prazeres, que tornam a vida muito mais deliciosa!
Regra número 1: durante a semana, estabelece-se um controlo que passa por cortar com tudo o que não é saudável, tudo o que é excessivamente calórico, privilegiando a qualidade em vez da quantidade. Fora com os fritos, os doces, as gorduras, o excesso de hidratos de carbono, as festas de aniversário, os banquetes sociais…; no fim-de-semana escolhe-se um momento, um motivo ou uma tentação para deleitar os sentidos e celebrar o cumprimento semanal das regras.
Regra número 2: disciplina! Seja a beber água, a não arranjar desculpas para faltar à caminhada ou a nunca falhar ao programa estabelecido pela Manuela Rebelo, do centro de estética que está na origem deste Diário.
É, aliás, sobre este programa que vos quero falar com mais detalhe. Funciona em três frentes de batalha e, acima de tudo, funciona! Graças ao excelente acompanhamento personalizado do centro de estética, entre supervisão e apoio atento ao programa estabelecido, já podemos celebrar menos 3 Kg de peso e muitos centímetros perdidos em áreas especificas e reconhecidas como difíceis…
Uma vez por semana, sou sujeita a um envolvimento com o objectivo de desintoxicar o corpo, num tratamento chamado, com toda a justiça, de “Detox”, onde o corpo se desfaz alegremente em suor - e toxinas que esperamos não tornar a rever. A onda de calor durante o tratamento é largamente recompensada pela sensação de frescura que se instala posteriormente, como se o corpo se permitisse respirar e funcionar melhor.
Na sessão seguinte, sou “gentilmente moldada” na "Endermologia LPG", através de um aparelho de sucção em vácuo que massaja o corpo, elegantemente vestido num fato especial e específico para o tratamento (que é, aliás, o que verdadeiramente distingue a técnica de LPG das outras…), com o fim de diminuir volume e celulite. E até o stress combate, pois trata-se, em última análise, de uma massagem que consegue combater exemplarmente a tensão que se acumula ao longo do dia-a-dia, graças à força constante da sucção e do bom exercício de braços da técnica que o realiza.
Por fim, depois de tanto drenar, desfazer e limpar, há que dar um reforço ao tecido - que depois de tanto tempo invadido por excessos, nem sempre regressa ao seu normal com facilidade.
Quase sempre, queremos libertar-nos do volume e gordura em excesso e ignoramos, muitas vezes, que a flacidez que daí decorre pode tornar menos visíveis os bons resultados alcançados. É aqui que o último tratamento de que vos falo, Crioterapia, tem uma acção fundamental. Por crio, entenda-se frio, arrepios e pele de galinha constante, para os quais recomendo um leitor de mp3 bem recheado, com música animada, garantindo que em menos de nada o tempo do tratamento passou e afinal, até para um ser tão “tropical” e friorento quanto eu, a aparente dura prova pode ser enfrentada sem grande esforço.
Talvez se questionem do porquê destas descrições tão detalhadas, uma vez que podem partir do princípio que as “ajudas” a que estou a ter acesso não estejam ao alcance de todos… Ou que os bons resultados que estou a ter também não estejam ao alcance de todos, o que definitivamente, não é verdade.
Pois bem, faço-o com a convicção absoluta de que a nossa força de vontade está sempre ao nosso lado, aliada e prontinha a ser agarrada por nós; a tornar as regras que referi perfeitamente realizáveis e o acesso a ajuda especializada perfeitamente possível.
Tudo depende da nossa determinação, paciência, perseverança e objectivos! E da grande dose de vontade que os acompanhar…

17.10.06

"Cartas a Deus" já nas livrarias



Aí está, finalmente à venda, o livro "Cartas a Deus", obra solidária com testemunhos de figuras públicas nacionais. A edição é da Pena Perfeita e os direitos de autor revertem a favor da AMI - Assistência Médica Internacional.
Mafalda Arnauth foi uma das personalidades convidadas a contribuir com o seu testemunho. Conforme prometido, reproduzimos aqui um excerto do seu texto:

Cresci rodeada de Amor, inspirado por Ti, mas recriado a cada dia por toda a gente com quem me cruzei. Talvez inspirados por Ti, também. Mas, nos meus devaneios, vejo-Te bem mais interessante e inteligente do que Criador de simples marionetas com que brincas a Teu prazer. Vejo-Te bem mais amoroso até pela forma como nos vais colocando, no caminho, as escolhas que nos elevam ou nos reduzem. E sempre que a escolha se aproxima desse Amor, algo em nós torna-se eterno.
No fundo, escrevo-Te a confessar as voltas que Te tenho dado na minha cabeça. As transformações a que Te sujeitei, fruto do conflito do que cresci a acreditar e da realidade incontornável da vida, plena de visões, crenças, rituais tão diferentes e tão iguais, divergências que convergem, no fundo, para um mesmo fim. O tal fim que me motivava à sensação incrível de Presença, de Transcendência que ainda hoje não posso explicar, mas pouco me preocupa.


"Cartas a Deus", para um Natal mais solidário.

16.10.06

O fim do prazo



Terminado o prazo para a oferta do ficheiro "Para Maria", ao vivo em Espanha com Fran Lasuen, aí fica a geografia da distribuição dos pedidos satisfeitos:

Portugal - 214
Espanha - 12
Brasil - 6
França - 4
Bélgica - 2
Venezuela - 2
EUA - 2
Holanda - 1

Contámos ainda alguns casos de emails que "voltaram para trás", por incapacidade de recepção das caixas de correio electrónico. Todos esses receberam um aviso, pedindo que nos dessem um endereço alternativo, de maior capacidade. Quando não tivemos resposta, o envio ficou sem efeito.

A todos(as), o nosso obrigado pela participação!

Mais para o final do ano, repetiremos a dose. Mas, desta vez, com um tema inédito, em antecipação do novo álbum de Mafalda Arnauth.

10.10.06

Mafalda em "Cartas a Deus"



Com edição Pena Perfeita, será lançado este mês o livro "Cartas a Deus", uma obra solidária que parte da seguinte premissa: "o que diria eu a Deus se tivesse a possibilidade de Lhe enviar uma carta?"
O livro vai expressar perspectivas de crentes e descrentes, poetas e cientistas, jornalistas e intelectuais, entre dezenas de figuras públicas convidadas, cada uma delas seguindo o caminho da sua sensibilidade e credo.
Mafalda Arnauth é uma das participantes em prol desta causa, com os direitos de autor do livro a reverterem a favor da Fundação AMI - Assistência Médica Internacional.
A carta de Mafalda Arnauth estará na companhia de textos de nomes como Marcelo Rebelo de Sousa, Rui Zink, Clara Pinto Correia, P. António Rego, João César das Neves, Maria Filomena Mónica, Mário Cláudio, Mário Dorminsky, Carlos Vaz Marques, Urbano Tavares Rodrigues, Maria João Seixas, Fernando Nobre, Inês Serra Lopes, Pedro Abrunhosa, Carlos Pinto Coelho, Lídia Jorge, Alexandra Lencastre, Joana Amaral Dias e Maria de Belém Roseira, entre muitos outros.
No dia do lançamento, a 27 de Outubro, publicaremos aqui um excerto da carta escrita pela fadista. E porque a causa é meritória, apelamos desde já a que façam do livro "Cartas a Deus" uma das vossas prendas de Natal para este ano.

5.10.06

Site oficial de parabéns



O sítio oficial de Mafalda Arnauth foi escolhido para “destaque do mês” de Outubro no e-porfólio, o directório de webdesign português.
O espaço da fadista na Internet, bilingue, foi concebido pela Belo de Morais & Associados, que também assina os conteúdos. A agência de webdesign Lisboa Look deu corpo aos planos traçados, desenvolvendo-os e transformando-os, com arte e profissionalismo, até criar a bonita realidade que se vê.
O sítio de Mafalda Arnauth foi considerado “um trabalho cujo equilíbrio e a organização entre as imagens e a informação retratam eficazmente a cantora” e ficará online no portal (ver aqui), como singular exemplo para os profissionais do sector.


4.10.06

Hoje é dia de festa e essas coisas todas!



A 4 de Outubro de 1974, uma nova voz manifestava-se neste mundo, com o natural choro de quem acaba de nascer. Diz quem sabe que era uma bebé que sabia muito bem fazer-se ouvir... Hoje (permitam-nos tanto o rigor da análise quanto a falta de isenção das paixões...), é uma voz sem a qual Portugal e o Fado já não passam.
Muitos parabéns, pois então, à "nossa" Mafalda!

3.10.06

UM ESPECTÁCULO DE VIDA!

Quando se fala em Canárias, quase sempre vem aquela reacção: ”Que espectáculo de vida tu tens!”…
Pois bem, não vos vou desfazer essa ideia romântica, apenas dizer-vos que é mais um daqueles lugares que deixam uma tremenda sede de regressar, com água na boca, com vontade de que o sol não ponha em causa a minha vozinha e que o biquini pudesse ter tido mais uso… Vida de artista!



O percurso até ICOD de los vinos, o lugar onde actuámos, deixa-nos deslumbrados, com as montanhas da ilha de Tenerife, o mar imenso e as casinhas, cada vez mais graciosas, à medida em que fugimos à cidade.
ICOD faz em tudo lembrar a nossa Madeira, desde as ruelas, às varandas em madeira, aos trajes regionais que se vêm um pouco por todo o lado. Delicioso lugar, cuja melhor ilustração é mesmo o palco onde actuamos!



Resultado brilhante da equipa de produção local, a fazer lembrar os palcos de teatros antigos, com grandes balcões, dourados e vermelhos, sumptuosos e acima de tudo, muito originais. Fez transparecer a importância do evento para aquela localidade, que não se poupou a esforços para lhe dar relevância.
O concerto, já de si elevado pelo cenário tão particular, teve ainda a ajuda extra da hora de início. Começou ao entardecer, com a noite a cair e a tornar o concerto gradualmente mais envolvente, íntimo e mágico.
Como sempre, o programa de originais obriga a uma concentração maior da nossa parte, para cativarmos um publico desconhecido e para quem represento uma total novidade. Para o bom sucesso do mesmo, contámos com a sintonia cada vez mais expressiva dos meus bravos comigo, mostrando que não só nos entendemos e conhecemos cada vez melhor, como também vamos integrando cada vez mais o meu reportório de forma crescentemente caracterizada e personalizada. É como dizer que gostamos cada vez mais do que fazemos, assumindo as diferenças em relação a todas as formas de expressão de fado da actualidade, mas sempre com o Fado como Rei e Raiz da nossa música.
A melhor expressão do que acabo de descrever é o ambiente que se sente no ar cada vez que termina um concerto, tão presente nomeadamente neste, em Tenerife: satisfação, encontro, partilha nos muitos sorrisos e abraços de quem está feliz com o que faz!



Começou um novo ciclo, mas mantém-se e aumenta a união e Amizade tão desejadas para que tudo continue a crescer e a florescer da melhor forma.
Afinal, é mesmo um “Espectáculo de vida”, esta que me calhou…